HERMINIO MIRANDA: PESQUISADOR ESPÍRITA SOBRE A REENCARNAÇÃO

Trabalho apresentado no 11º ENLIHPE (ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO), que teve como tema central “Panorama atual das pesquisas científicas sobre a reencarnação”. O evento foi realizado na sede da USE, nos dias 29 e 30 de agosto de 2015, em São Paulo-SP

logo_enlihpe_11A rigor, este trabalho não traz nenhuma contribuição nova, no sentido que seja fruto de uma pesquisa sistemática e abrangente acerca da imensa obra, tanto em número de títulos, quanto em densidade de conteúdo, deixada por Herminio Miranda. Assim, o objetivo deste artigo é homenagear Hermínio e destacar suas contribuições à pesquisa espírita, principalmente quanto ao tema do 11º ENLIHPE: Panorama atual das pesquisas científicas sobre a reencarnação. Serão usadas como fontes de consulta, artigos dispersos na internet e a própria obra do autor, já que em vários de seus livros, principalmente nas introduções, ele explicita seu método de investigação, além de valiosos comentários acerca dos bastidores que levaram ao desenvolvimento de suas ideias e teses.

CaptureInicialmente, faz-se uma pequena biografia de Herminio Miranda. Destaca-se, depois, como foi sua sistemática de investigação dos diversos assuntos para os quais contribuiu enormemente, deixando uma vasta obra na qual sobressaem a temática da mediunidade, da regressão de memória e da reencarnação, assuntos estes a que se dá mais importância neste estudo. Influenciado por eminentes pesquisadores do psiquismo humano, como Albert de Rochas, e pela Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec, Herminio empreendeu uma jornada de mais de 40 anos dedicada à observação minuciosa, a teses inovadoras, ao registro e divulgação de suas pesquisas, tornando-se um best seller merecidamente reconhecido. Foi crítico do materialismo que domina as ciências em geral, principalmente as ciências que tem por fim compreender a psicologia humana, o que impede que soluções mais simples sejam adotadas por estas para os problemas complexos que assolam os indivíduos. Como pesquisador de mediunidade, deixou uma contribuição imensa, fazendo uma verdadeira arqueologia na alma humana, quer encarnada, quer desencarnada. Neste campo, cunhou e usou com sucesso o conceito de simetria histórica, conceito este que já foi utilizado em tese de doutorado defendida com sucesso nesta área de conhecimento.”

Baixe aqui os slides usados durante a apresentação, no formato pdf

ENLIHPE_2015_Foto_005ENLIHPE_2015_Foto_006 Duas resenhas sobre o evento:

http://www.correiofraterno.com.br/nossas-secoes/71-acontece/1734-reencarnacao-e-tema-de-encontro-de-pesquisadores

http://www.espiritualidades.com.br/Liga/11_ENLIHPE_2015/11_ENLIHPE_2015_como_foi.htm

Sobre Adilson J. de Assis

Professor e pesquisador na Faculdade de Engenharia Química, Universidade Federal de Uberlândia. Interesses: História da Ciência e da Tecnologia; Filosofia da Ciência e da Tecnologia; Ciência e espiritualidade; Novas metodologias no ensino de engenharia.
Esse post foi publicado em Ciência e Espiritismo e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s